O que é Pix e como usar para receber pagamentos?

A pergunta está cada vez mais frequente na recepção de consultórios, escritórios e caixas de empresa: posso pagar via Pix? 

Se você ainda não foi questionado por seus clientes, pode ter certeza que, em breve, isso vai acontecer! Isso porque a nova forma de pagamento do Banco Central tem vantagens para todos os públicos, tanto para quem paga quanto para quem recebe. Por isso, é fundamental saber o que é Pix e como receber pagamentos pelo novo modelo de transferências bancárias.

Veja neste post tudo sobre o assunto, tire suas dúvidas, e ofereça mais esta facilidade aos seus clientes (e a você!).

O que é Pix? 

Pix é um meio de pagamento instantâneo desenvolvido para realizar transferências, e fazer ou receber pagamentos de forma ágil e segura. Foi criado pelo Banco Central em 2020, e suas transações levam em torno de 10 segundos.

Para que serve o Pix? 

Da mesma forma que as transferências conhecidas como DOC ou TED estão disponíveis para transferir valores, o Pix também é uma modalidade para fazer a operação, porém, com alguns diferenciais.

Ainda, como o cartão de crédito, é um meio que pode ser usado para pagar contas, efetuar compras online de forma instantânea (antes, era possível pagar apenas gerando um boleto), fazer menos saque, etc. 

Para usar o Pix, o usuário deve cadastrar uma chave, que pode ser CNPJ, CPF, email, número de telefone e chaves aleatórias. Assim, para efetuar transações, não precisa informar seus dados bancários, apenas a chave cadastrada.

Qual é o diferencial do Pix?

O diferencial do Pix está em três características: disponibilidade, rapidez e facilidade. Desta forma, os pagamentos via Pix podem ser feitos 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. Ainda, são realizados de forma instantânea, ou seja, a transferência acontece em poucos segundos.

Sobre a facilidade, o Pix está disponível no aplicativo das instituições financeiras. Assim, pode ser acessado diretamente no app.

Quais são os principais benefícios do Pix?

  • Instantâneo.
  • Disponível 24 horas.
  • Sem tarifa para PF.
  • Redução de custos para PJ.
  • Não há necessidade de informar dados bancários.
  • Segurança garantida pelo Banco Central
  • Recebimento de pagamentos em até 10 segundos.
  • Menor custo, quando comparado com DOC e TED.
  • Pagamentos sem intermediadores, apenas entre pagadores e recebedores.

Como funciona o Pix para empresas?

Muito simples! O primeiro passo é cadastrar a empresa para usar o Pix. Isso pode ser feito diretamente no internet banking ou no app da instituição bancária na qual o CNPJ já tem conta e costuma efetuar transações. Assim, é preciso cadastrar uma chave, que pode ser o e-mail, telefone, o número do CNPJ ou uma chave aleatória.

A chave serve como um identificador para fazer as transações. Ela substitui os dados sem a necessidade dos dados bancários.

Chaves e taxas

É importante destacar que empresas podem cadastrar até 20 chaves por instituição financeira, e as transações podem ter uma cobrança de taxas (que costuma ser mais baixa que as cobradas em DOC ou TED). Porém, boa parte dos bancos e fintechs ainda não estão fazendo esta cobrança.

Como usar o PIX para recebimentos?

Há três opções para usar o Pix para recebimentos:

  • QR code: no app da instituição financeira, no menu disponibilizado para as transações do Pix, é possível gerar um QR code e mostrá-lo para quem fará o pagamento. Para isso, o cliente direciona a câmera do smartphone, escaneia o código e faz a transação.
  • Chaves Pix: outra forma de recebimento via Pix é informar uma das chaves cadastradas ao cliente, que faz a transação do smartphone digitando a chave.
  • Aproximação: já a terceira forma de usar o Pix é por meio de tecnologias de aproximação de dispositivos, como a NFC.

Como controlar os recebimentos via Pix?

Da mesma forma que as outras transações, toda movimentação via Pix gera um comprovante para quem emite e quem recebe a transferência, que pode ser visualizado ao acessar o aplicativo da instituição financeira ou internet banking.

Ainda, no momento da transferência, é emitida uma notificação para o smartphone cadastrado de quem efetua e de quem recebe os valores.

Além de saber o que é Pix e monitorar as transações feitas por meio da nova modalidade, não esqueça que controlar os recebimentos de forma geral é muito importante para acompanhar o desempenho da sua empresa. Para isso, é recomendado estar de olho nas questões financeiras, legais e contábeis do seu negócio, e contratar serviços contábeis pode ser a solução dos seus problemas. Veja 7 motivos que vão te convencer disso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *